mardi 5 février 2008

Apologética Cristã, programa para o primeiro semestre de 2008

Faculdade Teológica Batista de São Paulo
Primeiro semestre de 2008
Prof. Dr. Jorge Pinheiro dos Santos

APOLOGÉTICA CRISTÃ

Objetivo
O estudo da Apologética, a partir de uma leitura da Missão Integral, é importante porque possibilita ao aluno correlacionar o cristianismo vivido pela maioria das igrejas com a realidade brasileira, sejam elas filosóficas ou religiosas. Isso permite aos futuros profissionais da teologia construir uma concepção de mundo e da Igreja brasileira que permita o diálogo com outras formas de pensar, mas ao mesmo tempo possibilite ao aluno balizar teologicamente sua vida ministerial.

Abordagem
Optamos por uma abordagem temática, sem descuidar da referência necessária à história dessa área da Teologia, que permita estabelecer o fio condutor da exposição dos temas. Isto porque fazer Apologética não deve ser visto como atividade solitária, mas que se faz através do diálogo entre pensadores, igreja e fiéis quando expõem suas diferenças.

Avaliação
Os alunos serão avaliados por sua participação em classe (peso 3), pelos seminários apresentados (peso 4) e por uma prova final (peso 3).

PROGRAMA DA DISCIPLINA

O propósito básico da Apologética foi expresso por Pedro: “estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” (1Pedro 3.15). A Apologética, fundamentada na Missão Integral, é a resposta para perguntas e questões sobre a teologia da igreja brasileira cristã, tanto as questões levantadas pelos próprios cristãos, como os questionamentos apresentados pelos não-crentes.

Sob tal perspectiva, a Apologética envolve temas que incluem:

Fevereiro
O evangelho e a evangelização. Conflito espiritual.
Texto: C. René Padilha, Missão Integral, ensaios sobre o Reino e a Igreja, Londrina, Editora Descoberta, 2005, capítulos I e II.

Março
O que é o Evangelho. A contextualização do Evangelho.
Texto: Padilha, idem op. cit., caps. III e IV.

Abril
Cristo e anticristo na proclamação do Evangelho. Missão integral.
Texto: Texto: Padilha, idem op. cit., caps. V e VI.

Maio
A unidade da igreja e o princípio das unidades homogêneas. Perspectivas neotestamentárias para um estilo de vida simples.
Texto: Padilha, idem op. cit., caps. VII e VIII.

Junho
A missão da igreja à luz do reino de Deus.
Texto: Padilha, idem op. cit., cap. IX.

Bibliografia obrigatória
C. René Padilha, Missão Integral, ensaios sobre o Reino e a Igreja, Londrina, Editora Descoberta, 2005.

Bibliografia auxiliar
Lloyd Geering, Deus em um mundo novo, São Paulo, Fonte Editorial, 2005. (Leitura dos capítulos 15-21).
Enregistrer un commentaire