dimanche 12 décembre 2010

Uma bênção para a Natividade


"Moça lendo uma carta" (1657), de Johannes Vermeer


Fale com Arão e com os seus filhos e diga-lhes que abençoem o povo de Israel do seguinte modo: “Que o SENHOR os abençoe e os guarde; que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia; que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.”  E Deus disse: — Assim, Arão e os seus filhos pedirão as minhas bênçãos para o povo de Israel, e eu os abençoarei. Números 6.23-27. 

O início de uma jornada
 
A benção sacerdotal, em hebraico, birkat kohanim, também conhecida como nesiat kapayim, “estender as mãos”, ou benção de Aarão, é uma oração de bem-aventurança e felicidade. No Antigo Testamento era usada como bênção especial para os filhos de Israel.

1. O debruçar-se de Deus e sua proteção

O SENHOR te abençoe, barak, isto é, que Ele se debruce sobre você, e guarde você, shamar, e mantenha você debaixo da custódia dele.
 
Em cada igreja os apóstolos escolhiam presbíteros. Eles oravam, jejuavam e entregavam os presbíteros à proteção do Senhor, em quem estes haviam crido. Atos 14.23.

Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 2 Coríntios 12.9.

2. Deus é o sol da justiça sobre a sua vida


O SENHOR faça resplandecer como o sol o rosto, paniym, as faces dele, diante e atrás de você e tenha misericórdia, chanan, se mostre gracioso a você.
 
Abraão lhe deu a décima parte de tudo o que ele havia tomado dos inimigos na batalha. O nome de Melquisedeque quer dizer primeiramente “Rei da Justiça”. E, porque ele era rei de Salém, o seu nome também quer dizer “Rei da Paz”. Hebreus 7.2.
 
Em seguida vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça. Apocalipse 19.11.

3. Deus é a sua paz

O SENHOR levante, nasá, erga diante sobre você o rosto dele e seja para você alegria, bem-estar, saúde, segurança, prosperidade e tranqüilidade. Isto é, produza plenitude e paz na sua vida!

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. Gálatas 5.22-23.

E Deus, a nossa fonte de paz, logo esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. Que a graça do nosso Senhor Jesus esteja com vocês! Romanos 16.20.

Gosto do Vermeer, intimista, que retrata cenas do cotidiano, cheias de símbolos e sutilezas morais da nascente burguesia. O quarto fechado, a luz que entra pela janela, os tapetes orientais e as cortinas luxuosas. A luz é usada para ressaltar uma expressão, criar uma atmosfera. Os elementos típicos da obra de Vermeer estão presentes nessa que moça lê uma carta. E eu acho que o quadro, ao menos para mim, traduz a paz da bênção sacerdotal -- real, presente na vida, como a chegada de uma carta de boas notícias.

O fim, que abre um novo começo

Quando o nome (Shem) de Deus é invocado sobre a sua vida, filho amado e obediente, o próprio Deus é quem abençoa você.
Enregistrer un commentaire