jeudi 11 août 2011

Teologia Sistemática II -- Programa

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO 
mantida pelo Conselho Batista de Administração Teológica e Ministerial
R. João Ramalho 466 Perdizes – São Paulo / CEP – 05008 001
Telefone – 3865-3255
www.teologica.br

PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA

CURSO DE TEOLOGIA

DISCIPLINA – TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
CARGA HORÁRIA
PROFESSOR – Dr. JORGE PINHEIRO
SEMESTRE 2o. ANO 2011


1.      EMENTA

Estudo da Antropologia e da Cristologia, as várias abordagens teológicas sobre as questões e sua vigência hoje na Igreja crista.

2.      OBJETIVOS

O estudo da Teologia Sistemática II é essencial porque não se pode pensar em um pastor ou teólogo que não seja solicitado a refletir sobre temas como a Antropologia e a Cristologia. Isso significa que todos os profissionais da teologia deveriam ter uma compreensão das características gerais da antropologia, como ciência do humano. A pesquisa da Teologia nos campos das doutrinas bíblicas e teológicas relativas à Antropologia e do Cristo possibilitam o desenvolvimento de uma consciência apta a compreender a riqueza dos fenômenos vividos pela fé cristã e, por extensão, construir um conhecimento a respeito da real experiência dos fiéis e da igreja.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Angelologia/ Antropologia/ Doutrina do pecado/ Trindade/ Cristologia.

Agosto/ Setembro
Angelologia, Antropologia e a Doutrina do pecado
Quem são os anjos: a tradição mítica dos povos do antigo Oriente Médio e os relatos bíblicos. O ser humano real: biológico, psicológico, sociológico, moral, filosófico, teológico. Os dois sentidos da imagem de Deus e a analogia relationis. A natureza do pecado. A terminologia bíblica a respeito do pecado, no AT e no NT. O problema da solidariedade no pecado: reino do pecado, a explicação dialética e a polêmica Pelágio/ agostiniana.

Outubro/ Dezembro
Trindade e Cristologia
A Trindade e as suas três compreensões clássicas: a católica oriental, a católica ocidental e a protestante reformada. Jesus, o Cristo, uma identidade construída. O Cristo da fé e o Jesus histórico. Jesus num mundo de exclusão, ontem e hoje. A cruz de Cristo na Soteriologia. A cruz e suas realizações.

4.      METODOLOGIA

Optamos por uma abordagem temática dos assuntos, sem descuidar da referência necessária à história dessas áreas da teologia, que permita estabelecer o fio condutor da exposição dos temas. As aulas serão expositivas, com seminários e apresentação de filmes que levem ao debate dos temas tratados.

5.      RECURSOS

Audiovisuais.

6.      AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por sua participação em classe (peso 3), pelos seminários apresentados (peso 4) e por uma prova final (peso 3). 
7.      BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Ferreira, Julio Andrade, Antologia Teológica, Sao Paulo, Fonte Editorial, 2008.
MCGRATH, Alister E., Teologia sistemática, histórica e filosófica, São Paulo, Shedd Publlicações, 2005.
PINHEIRO, Jorge e SANTOS, Marcelo, Manual de História da Igreja e do Pensamento Cristão, São Paulo, Fonte Editorial, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Braaten, Carl e Jenson, Robert, Dogmática Cristã, São Leopoldo, Sinodal, 2005.
CULLMANN, Oscar, Cristologia do Novo Testamento, São Paulo: Hagnos, 2008.
PINHEIRO, Jorge, Deus é  brasileiro, as brasilidades e o Reino de Deus, São Paulo, Fonte Editorial, 2008.

8.      DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA - Exemplo
Atividade
Quantidd pp.
Prazo
Total

Uma leitura


20 páginas


A cada 4 semanas

80
Prova
01
No final do semestre
01
Seminários
01
A cada quinze dias um grupo de alunos apresentará seminário sobre tema definido. Todos os alunos participarão de um seminário durante o semestre.
01














Enregistrer un commentaire