lundi 3 octobre 2011

Seminário "Lendo Oseias com Calvino", programa

FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE SÃO PAULO Credenciada pelo MEC Portaria 1719/05 (DOU 20/5/05) mantida pelo Conselho Batista de Administração Teológica e Ministerial. R. João Ramalho 466 Perdizes – São Paulo / CEP – 05008 001. Telefone – 3865-3255. www.teologica.br
PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA CURSO DE TEOLOGIA. DISCIPLINA – TEOLOGIA DO AT -- OSEIAS. PROFESSOR – Dr. JORGE PINHEIRO. SEMESTRE 2o. ANO 2011.

1. EMENTA
Estudo do livro profético de Oseias, e as várias abordagens teológicas sobre as questões exegéticas, hermenêuticas e históricas que o relato levanta.

2. OBJETIVOS
A partir do livro de Oseias, estudar as relações de Deus e Israel como um casamento. Essa imagem que mais tarde será utilizada por Isaías, Jeremias, Ezequiel e pela comunidade cristã, na relação entre Cristo e sua igreja, [e fundante do texto profético de Oseias. . Podemos dizer que o tema de seu livro é o imutável amor de Deus. Foi cidadão de Israel. Analisaremos, assim, a infidelidade do povo de Israel que deposita confiança e esperança nos falsos deuses de outras nações.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
História de Israel, reino do Norte, durante a época de Oseias. Suas relações internacionais e a situação econômica, social e religiosa do país. A profecia de Oseias, literatura e poesia. Aspectos da teologia de Oseias e como marcou a teologia posterior. Uso de conceitos teológicos de Oseias no Novo Testamento.

Fevereiro
História e religião no reino do Norte. As relações com os países vizinhos, dependência econômica e religião. Prosperidade momentânea e auto-suficiência. Crise política e violência. As ameaças externas.

Março 

A metáfora Gomer. O reformador João Calvino (1509-1564) no Comentário sobre Oseias considerou a história de Gômer e seu casamento com Oseias uma parábola, ou seja, uma ilustração do sermão que o profeta pregou aos israelitas. A importancia dessa exegese e o que significa para as leituras atuais do texto.

Abril - Maio – Junho

Conceitos teológicos. Estudo e exegese dos principais capítulos e dos conceitos apresentados por Oséias, que vão marcar a teologia de outros profetas e serão referência para os escritores do Novo Testamento.

4. METODOLOGIA

Optamos por uma abordagem temática dos assuntos, que permita estabelecer o fio condutor da exposição dos temas. As aulas serão expositivas, com seminários que levem ao debate dos temas tratados.

5. RECURSOS
 
Audiovisuais.

6. AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por sua participação em classe e por um trabalho final.

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA 
CALVINO, João, Comentário sobre Oseias, tradução de Vanderson Moura da Silva - tradução do original em latim para o inglês por John Owen. Site: Monergismo - acesso 03.10.2011. WEB: www.monergismo.com/textos/livros/Oseias-Comentario-livro_Joao_Calvino.pdf
PINHEIRO, Jorge, História e Religião de Israel, origens e crise do pensamento judaico, São Paulo, Vida, 2007.
KIDNER, Derek, A mensagem de Oseias, São Paulo, Ed. Vida Nova, 1993.

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LASOR, William Sanford, Introdução ao Antigo Testamento, São Paulo, Vida Nova, 1998
PEDRO, Enilda de Paula, Como ler o livro de Oseias. São Paulo: Paulus, 1995.
SMITH, Ralph, L., Teologia do Antigo Testamento, História, Método e Mensagem, São Paulo, Vida Nova, 2001.



Enregistrer un commentaire