dimanche 18 mars 2012

Pastoral de domingo


Três passos para quem se importa em servir
Pr. Jorge Pinheiro

Eu me importo em servir porque é um dos propósitos de Deus para a minha vida. Ou como fala o apóstolo Paulo, “somos obra das suas mãos, criados em Cristo Jesus para vivermos na prática das boas obras, as quais de antemäo Deus preparou para nós”. Efésios 2.10.

Eu me importo em servir porque Jesus deu o exemplo. Ou como diz o evangelista Mateus, “aquele que quiser ser grande ponha-se ao serviço dos outros; e aquele que quiser ser o mais importante seja como um criado dos outros. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate por muitos". (Mateus 20.26-28). 

Mas o que significa servir como Jesus?

Primeiro passo: estar pronto para ouvir e ajudar -- “Aconteceu então que dois cegos sentados à beira do caminho, quando souberam que era Jesus que passava, puseram-se a gritar: "Senhor! Filho de David, tem piedade de nós!" Mas o povo repreendia-os e mandava-os calar. Eles porém gritavam cada vez mais: "Senhor! Filho de David, tem piedade de nós!" Jesus parou, chamou-os e perguntou-lhes: "Que querem que eu vos faça?" Mateus 20.30-32.

Mas a decisão de colocar-se à disposição para servir enfrenta três barreiras:
  1. Em primeiro lugar a raiz de todos os males: o egoísmo. (Filipenses 2.4).
  2. Em segundo lugar o medo da crítica, que leva à mania de perfeição. (Eclesiastes 11.4).
  3. Em terceiro lugar a falta de confiança no amor de Deus, que leva ao amor ao dinheiro. Lucas 16.13.
Segundo passo: ter intimidade com Deus -- “Eu bem sei que sempre me ouves, mas digo-o agora para as pessoas que estäo aqui acreditarem que tu me enviaste". Tendo dito isto, clamou em alta voz: "Lázaro, sai cá para fora!". (João 11.42-43).

Mas o desejo de servir com alegria também enfrenta duas perigosas barreiras:
  1. Ser crítico e viver julgando os outros. (Romanos 14.4).
  2. Servir só  para aparecer. (Mateus 6.1).
Terceiro passo: querer cumprir a missão que Deus me deu – “Manifestei neste mundo a tua glória, pois cumpri a missäo de que me encarregaste”. (João 17.4).
           
Lembre-se

Você foi feito para servir. E se realizar bem o seu ministério, ouvirá de Jesus palavras semelhantes a estas: Disse-lhe o seu senhor: "Muito bem! És um servo bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!". (Mateus 25.21).                     

Enregistrer un commentaire