jeudi 21 août 2014

Semana de Estudos de Religião na UMESP

Pessoal, as inscrições de comunicações para a Semana de Estudos de Religião na UMESP têm que ser feitas até 31 de agosto por e-mail enviado à secretaria  -- posreligiao@metodista.br

7. Memória, política e teologia
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Pinheiro (Faculdade Batista de São Paulo)
O GT "Memória, política e teologia" reunirá comunicações com o objetivo de analisar como religiosos e suas instituições atuaram na época dos governos militares no Brasil das décadas de 1960 a 80. O que isso pode significar no campo dos estudos da política e da religião para a compreensão de um dos períodos mais trágicos da história brasileira. Após cinquenta anos da instalação do Governo Militar no Brasil, pretende-se recuperar a memória de homens e mulheres religiosas no contexto da ditadura bonapartista. Na cruz do caminho, por meio de depoimentos e reflexões, pergunta-se: o que fizeram, o que propuseram, como resistiram, como aderiram? 
Palavras-chave: memória, igreja e estado, cristãos e política


O link da página com os GTs é: http://portal.metodista.br/semana-de-estudos-de-religiao/grupos-de-trabalho - o GT é o sétimo da lista. O evento acontece de 23 a 25 de setembro (terça, quarta e quinta), mas os GTs são só na terça e na quarta (das 16:45h às 19h na terça e das16:15h às 18:15h na quarta). Na quinta, dia 25, um dos palestrantes da tarde é o Michel Lowy -- vale à pena ouvi-lo.

Inscrições gerais: Até 19 de setembro

Apresentação de comunicações científicas
Prazo de inscrição: 14/07/2014 a 31/08/2014
Para se inscrever, envie um e-mail para posreligiao@metodista.br informando:
Nome completo;
Se é aluno ou docente;
Nome da universidade na qual está vinculado;
Resumo do trabalho.

Inscrição para participantes externos:
R$40,00 (discentes)
R$50,00 (docentes)

http://portal.metodista.br/semana-de-estudos-de-religiao/grupos-de-trabalho
Enregistrer un commentaire