vendredi 12 juin 2015

Sucesso?

הצלחה
Sucesso?

 Seja sobre nós a graça do Eterno, nosso Elohim; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmo 90.17.

יז  וִיהִי, נֹעַם אֲדֹנָי אֱלֹהֵינוּ--    עָלֵינוּ:
וּמַעֲשֵׂה יָדֵינוּ, כּוֹנְנָה עָלֵינוּ;    וּמַעֲשֵׂה יָדֵינוּ, כּוֹנְנֵהוּ.

1. A soberania de Deus

Moshe sabe que o Eterno é o Elohim do passado, do presente e do futuro. Aquele que define o tempo de vida das pessoas. Sabe que para Ele mil anos é como se fosse um dia. Por isso, Moshe deposita sua fé no Eterno. E fé é fundamental -- sem ela não há sucesso. A partir do Eterno, nossa mente descobre novas formas de fazer, de resolver problemas. Isso é sabedoria, que nasce do temor diante da autoridade e soberania do Elohim Eterno. E sem sabedoria não há sucesso.

2. As limitações humanas

Moshe sabe que as pessoas são falhas e erram seus alvos existenciais. Somos dominados pela hybris, que podemos traduzit como concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida, que nos levam por caminhos equivocados, por culpas e iras. Por isso, diz que devemos saber contar os nosssos dias para que tenhamos um coração sábio. Moshe está dizendo que não há sucesso quando não encaramos da forma certa o que pretendemos fazer. Devemos reconhecer nossa dependência do Elohim Eterno para ir mais longe, para superar nossas limitações, nossos medos, pois o sucesso não depende apenas de capacidade, mas da visão.

3. Deus quer que você tenha sucesso

הצלחה significa otimizar os resultados. Se você descer ladeira abaixo você está em apuros, porque só existe uma maneira de ter sucesso nessa empreitada é fazendo skating. Você sabe qual é o caminho? Isso é importante, porque nenhuma estrada é um caminho fácil, mas pior ainda é quando se vai na direção contrária ao הצלחה. E Moshe clama por amor, alegria e felicidade -- sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias -- porque sabe que essas bençãos pavimentam o caminho do sucesso. E de forma prática, pede que o Eterno abençoe a obra de nossas mãos. O nosso fazer, os nossos modos de fazer, nossos objetivos e planos. Mas, lembre-se: o saber fazer é importante, porém mais importante são os valores que movem você, se você acredita que o Eterno está nesse negócio. Se tem a certeza que está fazendo a coisa certa e que o Eterno está com você, então você está na direção certa. Começou a trilhar o caminho do הצלחה.






Enregistrer un commentaire