mercredi 6 avril 2016

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus

Muito obrigado, Senhor


Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias.” Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses 5.16-20.


1. Cáris -- favor, agradecimento, gratidão (graça); carma, encanto, charme (características amáveis). 

Em tudo diga muito obrigado. Será que a gente consegue? Como é qwue você diz muito obrigado? É fácil? É difícil? E por que muitas vezes sentimos que necessitamos dizer muito obrigado? Será por que somos bons? Ou por que temos necessidade de nos encher? E parece que o muito obrigado nos completa, nos enche de alguma coisa maior.

Dois modos de dizer muito obrigado:

O silencioso, introspectivo, uma oração de todo nosso ser. Ninguém vê, ninguém sabe, mas enche nossa alma de alegria.

O festivo, cheio de emoções visíveis, de movimentos e palavras. Todos vêem e são contagiados com a alegria de nosso ser.

2. Aparché -- sacrifício, primícias, onde uma parte é separada, entregue a Deus, e o restante fica livre para uso profano.

Exemplo. Irmãos, sempre devemos dar graças a Deus por vocês, a quem o Senhor ama. Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a Ele.” Segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses 2.13 

Aqui Paulo relaciona agradecimento com sacrifício, com oferta, com primícias. Diferente de thyô – sacrificar no sentido de abater, matar.

No Salmo 50, Deus diz que tipo de sacrifício Ele quer: “Que a gratidão de vocês seja o sacrifício que oferecem a Deus” (Salmo 50.14). 

Aqui está o sentido central da ação de graças, da gratidão, São atos de entrega das primícias. Emoções, sentimentos, ações, palavras são afastadas do sentido cotidiano, profano, para serem entregues a Deus. É um reconhecimento de que eu não me criei, fui criado, de que eu não me dei, recebi, de que eu não me pertenço, mas sou dEle. Nasci nu e não vou levar nada físico e material desse mundo. Por isso, o melhor que eu tenho ofereço a Ele.

3. Hagiós, hagizo -- santo, sagrado, consagrado. Aquilo que não é santo por si mesmo, mas recebe um convite para tornar-se santo. 

Tudo que Deus criou é bom e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento.Primeira carta de Paulo a Timóteo 4.4. No Novo Testamento a esfera do santo não está ao nível das coisas, nem ao nível do ritual, mas da vida. É ação do Espírito Santo sobre a pessoa. É um convite á adoração. É diferente de hiéros, que é santo ou consagrado por si mesmo.

O que agradecemos? Há limites para o agradecimento? Gratidão é consagração. Ação de graças, meu muito obrigado, deve ser traduzido enquanto entrega que produz, a partir de Deus, uma função especial, transformadora: transporta algo que pertence ao nível da realidade material para a esfera daquilo que é chamado a ser santo.

E como esta transformação se dá ao nível de minha vida, sou consagrado, elevado para representar aquilo que é divino. Nesse sentido não há limites para a ação de graças em minha vida. Sou grato por minha materialidade, meu corpo e suas funções e por tudo que meu ser pode expressar, quando consagrado pela Palavra de Deus.

4. Proscünéo -- adorar, beijar, dobrar os joelhos.

Em antigos relevos egípcios os adoradores com as mãos estendidas jogando beijos para a divindade. Beijar a terra, dobrar os joelhos. É um estado do ser. O primeiro beijo foi soprado por Deus no Éden. Por isso, o estado do ser humano pleno, cheio do Espírito, é adorar: agradecer ao seu Criador pela graça recebida. 

Não estamos separados da presença ativa de Deus. E podemos ver isso a cada momento. Nossos corações desejam adorar. Às vezes, sem o uso de palavras, outras vezes com palavras de louvor e gratidão. Estamos abertos ao poder da graça, que nos chega através de Jesus? Se estivermos abertos ao poder da graça, viveremos em estado de adoração, com vida, ações e palavras de gratidão, sacrifícios de louvor e consagração. 

Diga muito obrigado para Deus. Seja grato. Entregue a Ele o que você tem de melhor. Adore. Dê um beijo nEle.






Enregistrer un commentaire