mardi 15 novembre 2016

Caminhando ...


Caminhando em direção ao caminhante
Pr. Jorge Pinheiro
[O sermão é ilustrado por solo do negro spiritual “Anunciais pelas mnotanhas”, de origem desconhecida, mas cuja letra encontramos no Folk Songs of the American Negro publicado em 1907.por John Wesley Work, Jr.].



Com os começos

Paulo foi um apóstolo missionário. Em sua terceira e última viagem missionária, passou pela Galácia, Frígia e visitou as igrejas em Derbe, Listra, Icônio e Antioquia. Trabalhou em Éfeso, a capital da província romana da Ásia.

Depois de três invernos em Éfeso, Paulo passou o seguinte em Corinto. E ali fez preparativos para uma visita a Roma, pensando antes passar por Jerusalém.

Paulo não levou em conta as advertências sobre os perigos que o ameaçavam se voltasse a Jerusalém. Achava que devia ser o portador das ofertas que haviam sido levantadas para a igreja de Jerusalém. Lucas conta que “os irmãos nos receberam com alegria” (Atos 21.17), mas foi preso...

[O sermão é ilustrado por solo do negro spiritual “Anunciais pelas mnotanhas”, de origem desconhecida, mas cuja letra encontramos no Folk Songs of the American Negro publicado em 1907.por John Wesley Work, Jr.].

Falai pelas montanhas,
nos montes e por todo lugar;
falai pelas montanhas
que Cristo já nasceu.


1 .  O desejo de Paulo

Romanos 1:11-13   11 Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados,  12 isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.  13 Porque não quero, irmãos, que ignoreis que, muitas vezes, me propus ir ter convosco (no que tenho sido, até agora, impedido), para conseguir igualmente entre vós algum fruto, como também entre os outros gentios.

Romanos 15:23-24   23 Mas, agora, não tendo já campo de atividade nestas regiões e desejando há muito visitar-vos,  24 penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois espero que, de passagem, estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado, depois de haver primeiro desfrutado um pouco a vossa companhia.

A finalidade da carta de Paulo aos Romanos, assim com sua intenção de visitar Roma, era dar-lhes um fundamento seguro. E Paulo achava que isso seria um bem para ele também. Há aqui a idéia da reciprocidade na comunhão espiritual do Evangelho.

Atos 23:11   11 Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.

Jesus aparece a Paulo e diz para ele ter coragem, porque ele vai para Roma. Mas devemos nos perguntar: na vida, o que deve vir primeiro? Nosso propósito, nosso bem ou a alegria de Deus?

Nasceu na estrebaria
o grande Rei dos céus,
o eterno prometido,
Jesus, menino Deus.


2. Paulo vai para Roma

Atos 26:30-32   30 A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles;  31 e, havendo-se retirado, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão.  32 Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.

Atos 27:1 Quando foi decidido que navegássemos para a Itália, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurião chamado Júlio, da Coorte Imperial.

É verdade, Paulo vai para Roma. Mas não como missionário, e sim como prisioneiro. Enfrentou a prisão sob Felix, tempestade, naufrágio e depois se fez caminhante na estrada em direção a Roma. Mas na estrada, em Puzzuoli/Nápoles, ...

Atos 28:11-14   11 Ao cabo de três meses, embarcamos num navio alexandrino, que invernara na ilha e tinha por emblema Dióscuros.  12 Tocando em Siracusa, ficamos ali três dias,  13 donde, bordejando, chegamos a Régio. No dia seguinte, tendo soprado vento sul, em dois dias, chegamos a Putéoli,  14 onde achamos alguns irmãos que nos rogaram ficássemos com eles sete dias; e foi assim que nos dirigimos a Roma.

... algo acontece.


3. Caminhando em direção ao caminhante

Atos 28:15  15 Tendo ali os irmãos ouvido notícias nossas, vieram ao nosso encontro até à Praça de Ápio e às Três Vendas. Vendo-os Paulo e dando, por isso, graças a Deus, sentiu-se mais animado.

Paulo escrevera a carta aos Romanos três anos antes. Sabiam do sofrimento do apóstolo e correram para a Praça de Apio, cerca de 70 quilômetros ao sul de Roma, e para Três Vendas, a 55 quilômetros de Roma. E aconteceu o encontro na estrada. E Lucas nos diz: "ao vê-los, dando graças a Deus, Paulo fica animado".

Nos campos os pastores
ouviram com temor
os anjos que cantavam
em glória e resplendor.

Com os fins

Deus, através de cada irmão e cada irmã, caminha em direção ao caminhante. Por isso, ao final da caminhada podemos ver que:

1. A alegria de Deus é a nossa força

2. Jesus sempre faz bem feito.

3. O gesto, o encontro dos irmãos com aquele que caminha sempre traz alegria e conforto. Não por uma qualidade especial, não pela quantidade de pessoas, mas pela própria presença. Eles estavam lá, caminharam em direção a Paulo.

E nós, que o conhecemos,
devemos proclamar
que Cristo veio ao mundo
e a todos quer salvar.


Enregistrer un commentaire