dimanche 30 avril 2017

O Espírito Santo -- 1

O Espírito Santo -- Quatro lições fundamentais

Primeira lição
Quem é o Espírito Santo?


Há muitas ideias errôneas sobre quem é o Espírito Santo. Alguns vêem o Espírito Santo como energia, outros como um poder impessoal que Deus dá aos seguidores de Cristo.

Mas o que diz a Bíblia a respeito da identidade do Espírito Santo? A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa com emoções, mente e vontade.

O fato do Espírito Santo ser Deus pode visto nas Escrituras. Em Atos 5:3-4, Pedro confronta Ananias e pergunta por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus.

Podemos também saber que o Espírito é Deus porque Ele possui os atributos de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.”

Em I Coríntios 2:10 vemos a onisciência do Espírito: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26).

É o que significa isso para nós?
Enregistrer un commentaire